segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Ágar-Ágar??? Que é isso???

Você sabe o que é Ágar-Ágar ou Agarose?

Acredito que a maioria das pessoas não conhece essa gelatina marítima com grandes propriedades emagrecedoras e nutritivas.
É rica em fibras e sais minerais e isso quer dizer que ajuda na digestão e é ótima pra saciar a fome e engana direitinho o estômago.
É a sensação do momento para massagens e máscaras embelezadoras e na gastronomia, por conta das diversas formas que podemos obter com ele.
Praticamente um bálsamo para a saúde de dentro como excelente desintoxicante e por fora como hidratante refrescante.
Se quiser que seus olhos fiquem revigorados, bata no liquidificador 2 pepinos grandes e reserve. Ferva 1 xícara de água e polvilhe 10 gramas de Ágar-Ágar. Deixe obter a cremosidade mexendo sempre. Retire do fogo e misture o pepino. Coloque em um recipiente raso para que a mistura fique com quase 1 centímetro de altura. Depois de firme, corte em rodelas e deixe na porta da geladeira embrulhados em papel filme. Você pode colocar por baixo da sua máscara de dormir ou simplesmente deitar e colocar as rodelinhas nos olhos e ficar lá relaxando por um tempo.
Extraído de algas-marinhas vermelhas, ele é totalmente livre de impurezas e pasmem: retirado das mais profundezas do oceano.
Esse pozinho que só deve ser dissolvido na água fervente, foi uma descoberta muito feliz que fiz para acompanhar alguns pratos e em especial, para iniciantes em Ágar-Ágar, um complemento interessante nessa receita que eu adorei e quero dividir com vocês.
Desmistificando que só usamos gelatinas ou algo parecido, em sobremesas ou pra fazer gel de cabelo, sim, eu já fiz gel de cabelo de gelatina e funcionou muito bem obrigada, esse Ágar-Ágar foi perfeito para completar essa salada sensacional e refrescante!

Ingredientes

Para o Ágar-Ágar
10gr de Ágar-Ágar  ou Agarose em pó
1 xícara de chá de licor de menta
2 colheres de sopa de hortelã picada fresca
5 folhas de manjericão picado fresco

Para o Molho
½ vidro de maionese de leite
1 copo de iogurte natural
1 taça de vinho branco demi ou seco
Páprica doce a gosto
Tempero completo sem pimenta a gosto
3 colheres de Azeite de oliva
Suco de 1 limão siciliano

Para a Salada
2  corações de alface americana em folhas
1 maço de agrião e rúcula na mesma proporção picados grosseiramente
Salsinha em folhas
1 Cebola grande picada estilo brunoise
1 Cebola roxa grande picada estilo brunoise
1 vidro de Palmito picado em rodelas médias
1 colher de sopa de alcaparras picadas
3 colheres de sopa de amêndoas picadas e torradas
2 xícaras de broto de feijão
50gr de uva passa
1 pacote de kani desfiado
200gr de vôngoles sem casca inteiros

Modo de Preparo

Para o Ágar-Ágar
Pique a hortelã e o manjericão muito bem e reserve. Ferva o licor de menta em uma panela e acrescente o Ágar-Ágar polvilhando com cuidado para não empelotar. Mexa com cuidado e sem parar até pegar ponto cremoso. Retire do fogo e acrescente a hortelã e o manjericão picados até incorporar. Faça rápido pois o ponto começa mudar logo que você tira do fogo o Ágar-Ágar.  Coloque em um prato quadrado ou retangular onde a mistura possa ter mais ou menos um centímetro de altura para facilitar o corte.
 
Para o Molho
Misture todos os ingredientes  reservando a páprica e o tempero completo. Faça com que tudo se incorpore muito bem. Experimente o sabor e aí sim, coloque primeiro o tempero completo com calma e vá provando até que fique agradável, mas não salgado e depois polvilhe a páprica por cima até que cubra todo o molho e misture. Prove e veja se agrada. Ajuste o necessário.

Para a Salada
Lave e seque todas as folhas.
Misture tudo em uma grande tigela.
Decida se quiser misturar o molho um pouco antes de servir ou colocar em um recipiente separado na mesa.
A escolha é sua.

Essa salada é um mix de sabor e frescor.
Para acompanhar deve ser algo leve como arroz branco e filé de peixe ou frango grelhado ou um empadão com o sabor a sua escolha.
Você pode trocar também o vôngole e o kani por peito de peru, presunto ou tiras de frango grelhado.
Polvilhe tudo com uma mistura de batata palha, salsinha picadinha e mussarela ralada.
Enfeite a salada com folhas de hortelã e rodelinhas de tomatinho cereja e o lugar onde colocar o molho polvilhe com páprica doce e crutons.

Enjoy

Nenhum comentário:

Postar um comentário